PROCESSO VOCACIONAL

"A comunidade deve ser um despertar de santos" (Euler)

Todas as pessoas que se sintam atraídas pelo carisma podem viver a experiência do ano de vocacionado. Neste ano a pessoa tem a oportunidade de conhecer toda a expressão do carisma e entender se esta é a via para a sua consagração de vida. Esta é a porta de entrada para quem quer engajar e crescer nesta experiência com Jesus Eucarístico.

Neste itinerário, em que a pessoa é acompanhada por um membro da Comunidade e recebe formações mensais, é proposta uma experiência a ponto de o vocacionado possuir elementos para livremente se identificar ou não com o Carisma. Ao término do período de um ano, caso o vocacionado tenha interesse em ingressar na Comunidade, deverá formalizar o interesse por meio de carta manuscrita e assinada.

Todo aquele que ingressa na Comunidade inicia o caminho de formação inicial composto pelo período do Postulantado e Discipulado, como preparação para as Primeiras Promessas no Carisma.

Este período é dividido em quatro graus de pertença, postulantado I, postulantado II, discipulado I e discipulado II, com duração mínima de um ano cada, que pode ser estendido na medida de cada necessidade. Os formandos recebem o sacramental na missa de ingresso no discipulado, sendo o cordão bege para o discipulado I e marrom para o discipulado II.

Quando discernida a consagração do formando, ele se torna membro da Comunidade e inicia o caminho de formação permanente. Se você deseja trilhar nosso caminho vocacional, entre em contato conosco.

VOCACIONADO

É considerado um tempo de experiência na vocação Eucaristós a fim de se descobrir a vontade de Deus que é a verdadeira felicidade. Tempo de descobrir a identidade daqueles que são chamados à consagração total de vida e o esclarecimento básico da vida comunitária. Tempo se enamorar por Deus para descobrir a identidade mais profunda, que no caso é o Carisma Eucaristós. Quem eu sou? O que Deus quer de mim? Eu tenho um chamado? O que é uma Nova Comunidade? Como nasceu o Carisma Eucaristós? Essas entre tantas outras inquietações interiores são desbravadas no período do vocacionado.

POSTULANTADO

O Postulantado da Obra é composto por dois anos de formação. Nele trabalha-se o aprofundamento na vida comunitária, período de se comprometer com o Carisma, renunciando a si mesmo e a tudo o que compete com a eleição de Deus, se abrindo para o discernimento da forma e estados de vida e para a missão. O Postulantado é um processo de desencantamento da vida comunitária, de libertação de falsos valores e mentalidades para a descoberta de dons, talentos e da missão pessoal.

Tanto na Comunidade de Vida quanto Aliança, o caminho In Persona é vivenciado paralelo ao caminho formativo do Postulantado.

DISCIPULADO

O Discipulado da Obra é composto por dois anos de formação. Tempo de se aprofundar nos mistérios de ser um Discípulo Eucaristós. Todo discípulo do Carisma é um discípulo-missionário e por isso, é formado para a missão, para evangelizar, curar, formar e acompanhar todo homem que tem sede de Deus. É aquele que olha generosamente os valores do Mestre e os coloca em prática, brilha o Carisma de Ser Missa ao mundo, atrai corações para adorarem a Jesus Eucarístico. Ele ocupa o último lugar da fila e dá a vida sem reservas para a evangelização, trazendo em si os mesmos sentimentos de Cristo. Tempo de amadurecimento real para as Primeiras Promessas ao Carisma para servir a Deus e a toda humanidade, sendo uma verdadeira Eucaristia a todos os povos.

No Discipulado da Obra o formando pode ingressar na Comunidade de Vida, devendo viver os dois anos de formação neste período para se consagrar como membro Comunidade de Vida.

CONSAGRAÇÃO

Tempo no qual o formando realiza as suas Primeiras Promessas à Santa Igreja por meio do Carisma Eucaristós para servir a Deus e a toda humanidade. Todos os consagrados recebem formações permanentes do Carisma, buscando ser efetivamente aquilo que o próprio Deus escolheu para ser: a própria Eucaristia, sinal vivo do Amor de Deus! Enquanto consagrado, ser uma Missa no mundo significa viver e morrer em Cristo e consumir a nossa vida pela Nova Evangelização. O consagrado Eucaristós é chamado a atualizar em sua vida todos os mistérios de Cristo: encarnação, vida pública, paixão, morte e ressurreição.